Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Desvios


Mais de R$ 7 milhões foram desviados da Prefeitura de Bujaru
De acordo com o relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), R$ 7,2 milhões foram desviados da Prefeitura de Bujaru, município no nordeste paraense, na atual e nas gestões mais recentes. Os valores desviados são do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre os anos de 2009 e 2011. Esses valores deveriam ter sido repassados aos professores do município. O atual prefeito de Bujaru é Lúcio Bittencourt (PT). 
Irregularidades foram descobertas no ano passado, em outubro de 2011, quando a cidade foi escolhida para passar pela auditoria da CGU. No relatório encaminhado pela Controladoria ao MPE, foram relacionadas várias irregularidades, entre as quais: falhas relativas à aplicação de recursos federais examinados. Como forma de preservar provas das irregularidades, o Ministério Público solicitou mandado de busca e apreensão para a Comarca de Bujaru, que foi atendido pela juíza Edilene de Jesus Barros Soares.
Por isso, no dia 20 de maio esteve no município a “Operação Bujaru”, comandada pelo Ministério Público do Estado (MPE), através do Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas (Geproc), e Polícia Civil. Neste dia foram apreendidos 30 malotes de documentos e 20 computadores de vários órgãos municipais. O relatório da CGU também aponta uma série de irregularidades em licitações de diversas secretarias, como as de Educação, Saúde e Assistência Social. Com a operação, os responsáveis esperam resguardar provas que apontem os crimes contra o dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário